a vida é bela em Oeiras: Entre Trópicos

Artigo Diário Económico - 03.03.2011

15 March 2011
Avidaébela António Quina
Pessoas Especiais
Na minha vida tenho tido o privilégio de conhecer pessoas especiais. Pessoas que acreditaram. Pessoas que foram à procura. Que lutaram. Pessoas que todos os dias, ao longo de uma vida, se esforçaram. Mais que os outros. Que com a sua força nos fazem acreditar no impossível. São sem dúvida pessoas de excepção. Pessoas que têm valores. A lealdade. A coragem. A persistência. A amizade. A união. O valor da Família. Valores morais… que se sobrepõem aos valores materiais… é bom encontrar pessoas assim.
Pessoas que embora com muita timidez, têm orgulho no seu trabalho. No trabalho da sua Equipa. A Equipa que formam todos os dias. Que tratam por tu ao passar na empresa, sempre com um comentário, por pequeno que seja. É inspirador conhecer este tipo de Pessoas. Entrar no seu mundo… conhecer o que as move… o que as motiva… o que permite que não parem… Que acreditem nos seus sonhos. Nos sonhos de quem as rodeiam….
Ontem conheci uma Pessoa assim. Especial. O Senhor Martins. Com uma história simples. Genialmente simples, pela simplicidade como é vivida. Como é contada. Com orgulho. Muito orgulho. Orgulho de quem começou muito novo. Sem nada, ou com tudo.Com uma grande vontade de vencer. Com o apoio de uma Mulher que como ele acreditou.
O orgulho que deixa a marca nas paredes, em lugar de destaque, com os restos da madeira, emoldurado, da caixa que transportou a primeira máquina que comprou. O orgulho de quem faz história. Que guarda em lugar de destaque a primeira máquina de escrever. O orgulho de quem tem hoje 600 colaboradores. E que há 25 anos começou com apenas 3… um dos quais a sua Mulher… O orgulho de quem tem na Família o seu principal aliado para empreender. A mesma Família, que acredita e dá força. Que junta esforços. Que se polariza em torno de ideais comuns… apesar de os sonhos poderem ser diferentes.
O mesmo Senhor Martins que me diz com simplicidade, sem me olhar, que prefere perder dinheiro a perder um Cliente… Sinto que não é da boca para fora. É uma forma de estar. A sua forma de viver. Conta-me uma estória. Entre muitas que guarda para si. As estórias que os Clientes não esquecem. Que transformam momentos de profunda fraqueza e ansiedade em vitórias comerciais. Simplesmente pela atitude e pela visão de longo prazo. Que com exemplos práticos, nos momentos difíceis, invadem e moldam o espírito de uma companhia e dos seus colaboradores. Que grande lição Senhor Martins…Tão simples. Com tanta humildade. Mas tão grande.
O Senhor Martins que acredita que empreendedores somos todos. Tentava-lhe explicar que eram só os que tinham algo a perder… os que investiam. Nem se deu ao trabalho de me contrariar… Explicou-me que ele sempre foi empreendedor… mesmo antes de ter a sua própria empresa. Sempre se tinha dedicado muito. Sem medo de apresentar novas ideias. Isso era empreender. Que a sua empresa estava cheia de bons empreendedores. Que eram bem-vindos. Bem tratados. Que são esses empreendedores que tem entre portas que lhe permitem crescer. Inovar. Reconheço que tem razão. Que estava a ver só uma parte da estória. A minha. É por isso que é bom falar com Pessoas Especiais. Como o Senhor. Ensinam-nos. Com exemplos. Com o seu Exemplo. De quem já viveu.
Mas aprendi mais. Ontem tive mais um preconceito que implodiu. Que os Empreendedores são jovens. Que têm que ser jovens. Que arriscam pela simples razão que não têm nada a perder… O Senhor Martins fundou a sua empresa com 40 anos. Hoje tem 65. Quando lhe pergunto se não começou tarde, olha-me e antes de responder respira. Diz-me de uma forma franca, clara, como se me estivesse a chamar burro, que ao começar aos 40 anos a sua empresa, teve 20 a aprender com os outros. Que não perdeu nem um minuto do tempo que passou a trabalhar para terceiros… Ganhou. E muito. Experiência. Contactos. Errou. E aprendeu com os erros.
Obrigado Senhor Martins. Por ter investido o seu tempo a dar-me uma lição. Uma lição de vida. Por me fazer acreditar cada vez mais que há Pessoas Especiais que tornam tudo à volta Especial. Vivam os Senhores Martins deste mundo. São precisos. Muitos. Como referência para quem está. Para quem vai vir.
Aprendi uma lição. Não há idade para Empreender nem constrangimentos para o fazer. Só nós próprios. A nossa Atitude.
Comments
Vessel Name: Louva-a-Deus
Vessel Make/Model: Fountaine Pajot - Salina
Hailing Port: Porto de Recreio de Oeiras
Crew: Uma tripulação da avidaébela®

Entre Trópicos

Who: Uma tripulação da avidaébela®
Port: Porto de Recreio de Oeiras