a vida é bela em Oeiras: Entre Trópicos

Oeiras ainda com vida… a chegar a Cabo Verde

19 January 2011
Avidaébela António Quina
Os nosso dias continuam activos... bem pelo menos para alguns! Hoje mais uma aula à proa, desta vez de Pilates! Faz bem à moral e é sempre um bom motivo para nos rirmos das nossas figuras! Acabamos todos sentados, ao sol à conversa... O exercício é também um bom motivo de convívio!

Matinés de Cinema

19 January 2011
Avidaébela António Quina
As tardes a bordo passam-se a ler, dormir, a trabalhar... (só no meu caso!)... ou a ver cinema... Seleccionamos filmes de sempre. Daqueles que vamos ver repetidamente, sem nos cansarmos. Encontrando sempre mais um plano escondido ou um detalhe que nos tinha passado. Ou sem mais, volta a lágrima de comoção, sempre naquela cena, que não resistimos a rever...

Ontem a bordo revimos A Vida é Bela do Roberto Benigni, a história de amor, esperança, de imaginação. De luta. Que inspirou o nome da minha empresa. Numa altura bem complicada da minha vida, antes de ter fundado a avidaébela, revi o filme e um novo alento nasceu. Relativizei a situação em que estava. Percebi que era um Homem de sorte, por estar vivo, por ter uma Família que amo, por ter saúde... Deu me força para ir à luta, com um sorriso, em busca do "meu" tanque...

Todos já tinham visto... mas ninguém ficou indiferente... Serviu de tema de conversa para o resto da noite. A Alemanha. Os Nazis. Como o povo alemão actual encarava a situação... A nossa capacidade de resistência ao sofrimento... Muitas foram as conjecturas. Deu para uma noite de conversa...

Hoje apresentei aos meus queridos co-tripulantes um dos meus filmes favoritos. Citizen Kane. Orson Welles no seu melhor. Fez tudo no filme. Produtor, realizador, actor. Uma história cheia de força de um homem forte, com a força nas suas convicções. Um homem de conquista. Um homem de paixões. Alguém que acredita nos seus sonhos. Que galvaniza à sua volta. Que quando derrotado, renasce. Mais forte. Adoro aquela cena em que põem a cama no escritório, claramente numa alusão à dedicação que é necessária para se conseguir o que quer que seja... é para mim um exemplo.

Aulas de Marinharia

19 January 2011
Avidaébela António Quina
As experiências são uma constante a bordo. Hoje começamos com os workshops de marinharia. Pacientemente o Mestre Henrique vai partilhando os seus muitos, pequenos, segredos. Como fazer uma manilha só com cabo, uma alça bem acabada ou simplesmente rematar um cabo (corda).

Nas mãos mágicas do Henrique tudo parece fácil. E tudo fica bonito. A sua simplicidade a ensinar é motivante. Prende-nos a atenção. Afinal os jovens também sabem manter as tradições. E mais relevante, sabem a importância dessas mesmas artes manuais na continuidade da náutica.

Este é apenas mais um exemplo do que se ensina no Porto de Recreio de Oeiras. Sem pretensiosismos, mas de uma forma efectiva, marca-se a diferença. Sabe-se agarrar e motivar bons profissionais, para construir soluções de serviço diferenciadoras. Apenas mais um exemplo. Pequeno... Mas não é a vida feita de pequenas coisas...?

Limpeza e Reabastecimento

15 January 2011
Avidaébela António Quina
Aproveitamos estes dias para limpar. Eu e o Manel , com a ajuda do Nuno, de maneira frenética! O barco tinha saído de Oeiras sem "aquela" limpeza final, e depois de uma semana com quatro homens a viver a bordo estava tudo "aparentemente" arrumado, mas realmente a precisar de uma grande barrela... Assim fizemos... terça todo o dia foi o nosso destino! Limpar, limpar, limpar... todos os cantinhos, perceber onde havia água. De onde vinha. Limpar. Arrumar. Pôr o barco com cheirinho de limpeza... (a alternativa é disfarçar com ambientador ou com incenso!) Depois de estar tudo limpo chegou a altura das compras. Las Palmas será o ultimo sítio com grandes supermercados antes de chegarmos à costa Brasileira. Assim optamos por abastecer não só para os sete dias até cabo verde, mas tentar já embarcar parte das provisões para a travessia de Cabo Verde até ao Brasil. Primeiro foi o Nuno às compras. Reflectimos e chegamos à conclusão que era mesmo mais sensato levar as provisões daqui do que andar desesperado à procura depois, pagando com certeza mais caro e com menos variedade. Fomos novamente às compras... desta vez o Nuno e eu. Ao El Corte Inglés... Compramos umas coisitas... Às 8horas da noite de quinta-feira, dia 13, chegaram as compras ao barco. O Nuno com todo o seu charme engatou a gerente do super para fazer uma "entrega" rápida... ! das 17h para as 20h! Isto é efectivamente um bom serviço. A cara do Luís quando as coisas chegaram... e depois do primeiro carregamento o homem lhe disse que "só" faltavam mais 20 caixas! Ai, ai o peso do barco... aonde se arruma? Atenção à distribuição do peso.... ! A noite de quinta foi passada a dar gás ao Angel para acabar o barco, a arrumar as compras... a encher na bomba os depósitos suplementares de combustível que comprámos...

Reparações

15 January 2011
Avidaébela António Quina
A prioridade foi tratar das reparações. Fui logo ao Agente da Volvo Penta pedir para irem a bordo. Tínhamos uma serie de pequenas coisas a fazer... Mas importantes.... As baterias de serviço não aguentavam carga, o congelador não funcionava, o motor de BB não carregava as baterias de serviço, uma bomba de chuveiro não esgotava a água, a electrónica desligava-se, enfim... um mundo de pequenas coisas, mas importantes para quem está auto-suficiente no mar. Ao outro dia de manhã, conforme o combinado, às 9h da manha o Angel compareceu à porta da marina.

Depois de passar a manhã metido nos motores, logo foi dizendo que até às 17 horas tinha o orçamento por mail... Esperei. Sentado claro! Porque o orçamento não chegou. Depois de dois telefonemas combinámos que o serviço começaria quarta as 9h30m. No outro dia... passaram as 10h, as 11h, as 14h... as 17h...nada. Desespero. Nem saí do barco. Nem adiantava nada! De manha só a revisão aos motores ficou tratada... Ao fim da tardinha lá combinámos que quinta-feira de manhã estariam sem falta no barco... Assim aconteceu... E durou ate às 01h00 da manha do dia seguinte... O Angel e o Alexender a sair do barco e nós a zarparmos! Ficou tudo mais ou menos tratado... as coisas básicas resolvidas como as baterias que foram substituídas e o carregar com o motor de bombordo. O congelador remediado...à espera que me enviem peças para Cabo verde, pois está completamente cheio de furos... Do Senhor Didi a limpar, seguramente!!!

À boa maneira portuguesa, comemoramos o fim da reparação com um jantar a bordo... e na verdade foi a forma de o Angel e son hermano nem saírem do barco para jantar! Gracias!!!!

Dia 11

12 January 2011 | Las Palmas Canarias
Avidaébela António Quina
As estórias do Luís

Que privilégio... termos o Luís só para nós... Para nos deliciarmos com as suas estórias da volta, à volta do mundo... do antes... Do depois. Da angústia da partida. Do desespero do durante... Do que os olhos viram e para sempre ficou gravado na memória... Durante a viagem vamos partilhar os pormenores das suas noites em branco. Das paisagens lindas... do que o motivou a partir... do que o fez voltar.

O Luís Abreu Freire fez uma viagem de circum-navegação de 2007 a 2009.
Vessel Name: Louva-a-Deus
Vessel Make/Model: Fountaine Pajot - Salina
Hailing Port: Porto de Recreio de Oeiras
Crew: Uma tripulação da avidaébela®

Entre Trópicos

Who: Uma tripulação da avidaébela®
Port: Porto de Recreio de Oeiras