Zana's Travels

The end...

02 May 2014
José Caeiro
E como todas as coisas na vida, a nossa viagem chegou ao fim...

Obrigado a todos pelo vosso entusiasmo e pela forma como viveram esta aventura conosco...

Obrigado a todas as pessoas que fomos conhecendo na viagem, nomeadamente ao Rubio e Ignacio do Isla de Mar, pela companhia entre Fortaleza e Santa Lucia, ao Peter e á Anne do Tocatta pela forma calorosa como nos continuavamos a encontrar...

Obrigado ao Rui e João por nos terem trazido a bom porto e por me terem aturado com o meu temparamento por vezes irrascivel...

Obrigado ao João Quinta por ter pausado a sua vida e ter feito parte da tripulação na primeira metade da viagem.

Ao todo fizemos 8991 milhas nauticas ou 16,650 km... Atravessámos 3 vezes o atlantico e fizemos quase meia volta ao mundo. Sinto-me orgulhoso do zana e da sua tripulação.

Agora uma merecida pausa... Over & Out!

Nortada...

01 May 2014 | Zana
Jose Caeiro
Daqui a pouco mais de uma hora estarei a fazer o meu ultimo turno desta viagem. Já me sinto nostálgico, mas a precisar de uma pausa. Lá fora está frio e o mar começa a mexer... Com menos de 24 horas de previsão de chegada cada vez mais ansioso por ver terra.

Entretanto há dois dias vimos na previsão meteorológica a tipica "nortada" a entrar hoje por volta do meio dia. As condições actuais parecem confirmar a previsão, pelo que devemos ter uma entrada "mexida" em território português. Até já...

846 milhas desde o Faial
94 milhas para Gaia
Previsão de chegada para o dia 2 de Maio por volta das 2h da manhã.

probabilidade e estatistica...

29 April 2014 | Zana
Jose Caeiro
Durante o tempo em terra em que lia sobre a vela, surgiram 3 coisas que, sendo mencionadas frequentemente por marinheiros experientes, rapidamente se tornaram nos meus medos de alto mar, sem sequer alguma vez ter estado em alto mar... Estes eventos eram descritos como algo a que todos estão sujeitos e para os quais não há nada a fazer senão esperarmos que aconteça aos outros...
Estes medos são, sem nenhuma ordem relevante, contentores submergidos, colisões com baleias e tempestades de raios.

Bem... Nada como ter um cachalote e emergir 10 metros ao nosso lado para nos acelerar a batida do coração e nos pôr a fazer calculos sobre a probabilidade de algo semelhante voltar a acontecer na mesma viagem... :-O
Sem stress. Não deixa de ser bonito.

A fauna oceanica é realmente surpreendente.
Se tivesse que eleger um animal nesta viagem, seriam sem qualquer duvida os peixes-voadores que, em latitudes mais quentes, são aos milhares e teimam, em detrimento da sua própria sobrevivência, em colidir conosco durante a noite.
Menção também honrosa para os bonitos e dourados que de tantas forma nos deliciaram no prato.
Para os golfinhos, companheiros de tantas horas que parecem sempre puxar por nós... Nunca esquecerei deslizar de dingy no meio do grupo de Fernando de Noronha que contava com mais de 400 individuos e de os ver saltar junto á boia de entrada do porto quase como se tentassem tocar no topo da mesma...

Um ultimo animal (ou colónia de animais para ser mais preciso) que me surpreendeu foram as caravelas portuguesas. Pensei ser um animal raro, concepção que rapidamente se desvaneceu antes de chegar a Santa Helena, onde literalmente se viam aos milhares...
Á semelhança das Welwichias do deserto do Namibe, que julgamos plantas raras em extinção, uma vez lá apercebemo-nos que "são mais que as mães"... Com as Caravelas é a mesma coisa... Apesar de os especimes maiores serem mais raros (do tamanho de uma mão aberta e com cor rosa) ainda se conseguem ver uns quantos.
Os mesmos deixaram de se ver após Ascenção e pensei que não voltaria a ver nesta viagem. Para minha surpresa nos ultimos dias voltámos aos milhares. Estranho estando já tão perto da nossa costa. Será consequência do aquecimento global? Parecem-me más noticias para as nossas futuras epocas balneares. Helas. Hoje parecem ser bastante menos.

Mudando e assunto e terminando este post já longo... Já só falta pouco mais de um terço para terminarmos a viagem. Estamos já a uma latitude próxima de Aveiro. Agora comia uns ovos moles...
Tudo indica que chegaremos durante a noite de quinta para sexta... Já quase que sinto o cheiro das francesinhas. Sinto saudades de terra, da minha moto, do meu carro, da banheira cheia para um banho de emersão, de tanta coisa. Mas acima de tudo sinto saudades da minha Alee. Mais dois dias...

565 milhas desde o Faial
375 milhas para Gaia
Previsão de chegada para o dia 2 de Maio.

27 de Abril

27 April 2014 | Zana
Jose Caeiro
A andarmos bem e confortáveis desde que saimos do Faial. Vento 12 knts a 120 graus estibordo sem ondulação dá para o Zana deslocar-se a uma boa média de 7 nós...

Entretanto a plotter marca como ETA o dia 1 de Maio... Irónico... Sair no dia 25 de Abril e chegar no dia 1 de Maio... Conheço algumas pessoas que gostariam disso. ;-) ainda é feriado ou a troika já declarou que não?

Ultima nota, dia 27 de Abril é o dia de anos do Rui Souza. Quem quiser ligar-lhe a dar os parabéns pode ligar o +881632648921

270 milhas desde o Faial
668 milhas para Gaia
Previsão de chegada para o dia 2 de Maio.

Ultima perna!!!

25 April 2014 | Faial
José Caeiro
Nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, começamos a nossa ultima perna em direcção a Gaia.

Os ultimos 10% da viagem... O ultimo esforço.

Deixo-vos com uma foto de um fotografo local que nos apanhou uma semana atrás á chegada...

Tudo pronto e estamos a sair. Uma semana para Portugal continental.

0 milhas desde o Faial
951 milhas para Gaia
Previsão de chegada dia 2 de Maio

Faial

23 April 2014 | Faial
José Caeiro
Depois de 3 meses e percorridos 15,000 km, é bom estar novamente num sitio onde se fala português, onde se come bem, um sitio que em beleza natural não fica nada a dever a nenhum que tivessemos visto e onde as coisas funcionam como estamos habituados...

Já faz quase uma semana que chegámos. Neste momento á espera de uma aberta da meteorologia para sair. Tal parece que vai acontecer na sexta-feira. Mais uma semanita e estaremos no "Contenente" :-)

Previsão de chegada a final da viagem, dia 3 de Maio.